Carbon Business Council lança Grupo de Trabalho para a América Latina impulsionando a remoção de carbono na região rumo à COP30
O grupo reúne empresas líderes em remoção de carbono e corporações comprometidas em ampliar de forma responsável a remoção de carbono na América Latina
Belém, Brasil 5 de Novembro 2025, O Carbon Business Council, uma coalizão de mais de 100 empresas líderes em gestão de carbono que representam mais de US$16,5 bilhões em ativos combinados, anunciou hoje o lançamento do Grupo de Trabalho de Remoção de Carbono na América Latina, uma iniciativa que busca acelerar o investimento e o desenvolvimento de projetos de remoção de carbono na região.
O Grupo de Trabalho reúne empresas de toda a cadeia de valor do carbono - incluindo organismos de padronização, seguradoras, bancos e desenvolvedores de projetos - refletindo a diversidade de agentes que impulsionam soluções climáticas na região. O grupo tem como objetivo impulsionar o potencial da América Latina como líder global em remoção de carbono, unindo empresas que atuam na região. Além disso, busca fortalecer o engajamento regional em políticas públicas e destacar a liderança regional rumo à COP30 no Brasil.
“A COP30 evidencia o enorme potencial da América Latina para se posicionar como líder global em remoção de carbono” afirmou Ben Rubin, Diretor Executivo do Carbon Business Council. “A região possui o talento, os recursos e a determinação para liderar esse mercado, e o Grupo de Trabalho foi criado transformar esse potencial em resultados concretos e investimentos”
O grupo de trabalho será presidido por Isaac De Leon Mendoza, reconhecido especialista regional com ampla experiência em negociações internacionais de clima e energia. Os participantes do grupo de trabalho incluem (em ordem alfabética) Boomitra, CarbonFuture, CERCARBONO, Exomad Green, Future Climate Group, Howden, InPlanet, KfW (Banco de Fomento Alemão), Mombak, Mitsubishi Corporation, Silica Carbon, Tierra Prieta, entre outros. O grupo também conta com a participação de importantes bancos de desenvolvimento e instituições financeiras.
“A América Latina tem um papel central no futuro da remoção de carbono.” destacou Isaac De León Mendoza, Presidente do Grupo de Trabalho para a América Latina. “Estamos conectando conhecimento local a uma coalizão global, construindo pontes que ajudarão a região a acessar recursos educacionais, financeiros e de políticas públicas”.,
As empresas que participam do Grupo de Trabalho estarão presentes em Belém durante a COP30 para destacar as oportunidades de remoção de carbono na região. Um dos objetivos de curto prazo do grupo é desenvolver e publicar um Roteiro de Investimentos para identificar oportunidades de escala de metodologias de remoção de carbono de alta integridade, mobilizando financiamento público e privado e destacando caminhos para a colaboração regional. O roteiro será publicado no início de 2026.
O lançamento do Grupo de Trabalho sobre Remoção de Carbono para a América Latina reflete o crescimento global do Carbon Business Council. No início deste ano, a coalizão anunciou um grupo de trabalho focado na remoção de carbono no Canadá, e também está ampliando sua presença na Europa.